A arte da moda – Exposição Farol Santander

A exposição A arte da moda — historias criativas inaugurada em 2021 no Farol Santander São Paulo, traz ao público a experiência de conhecer e apreciar a alta-costura nacional e internacional. Segundo Patrícia Audi (2021, p. 3) "ideia com a exposição é trazer um panorama da influência parisiense na moda brasileira e a constante busca por uma identidade estética que valorize o tradicional e o contemporâneo dentro de nossa cultura."

Imagem própria, 2021.

Das inúmeras e grandes presenças da moda que vimos, Coco Chanel foi quem mais chamou atenção durante a exposição. Coco é conhecida como uma figura marcante e revolucionaria no mundo da moda, algumas de suas criações foram tão marcantes que são lembradas até hoje.

A libertação do espartilho, criação de calças confortáveis para mulheres e o famoso ‘pretinho básico’, foram algumas de suas invenções revolucionárias que mudou a história da moda feminina, dentre outros inúmeros marcos.

Em 1921, criou o perfume mais famoso do mundo, o Chanel N°5. Os perfumes eram compostos por substâncias naturais que faziam com que fossem evaporados rapidamente, logo, Coco propôs um novo conceito em que o produto levava substâncias sintéticas, fazendo assim o perfume ter mais durabilidade em contato com a pele. Em maio de 2021 o Chanel N°5 completou 100 anos, ainda hoje conta com um aroma intemporal.

Imagem própria, 2021.

Se você não conhece, então provavelmente já ouviu falar sobre a famosa revista Vogue, é a revista de maior influência em moda feminina. Por esse motivo, quando vimos algumas de suas primeiras capas expostas desde o seu lançamento, foi uma grande surpresa.

As primeiras capas eram todas desenhadas, a Art Decó fez parte e estava presente no início das publicações da revista. As ilustrações geralmente retratavam a presença feminina e erótica, destacando a força da mulher e todo o seu poder.

Em 1932, surgiu a primeira fotografia, porém os editores de moda não viram esse marco como algo interessante a ponto de acrescentar na revista. Apenas nos anos 1940, a fotografia predominou em todo mundo e passou a fazer parte de revistas, jornais e outros meios de comunicação.

Imagem própria, 2021.

A exposição conta com 2 andares, e em cada um deles o visitante consegue ter uma experiência única. Durante toda a visita é possível compreender e entender os conceitos, culturas dentre outras abrangentes que é retratado.

Moda é arte, é cultura, é expressão e paixão. Histórias de dor, de luta e revolução de uma humanidade fazem parte da moda. Há quem goste e quem não se interessa tanto, há quem julga e há quem compreende, e independentemente de qualquer posicionamento e qualquer fala, o que vale é ser quem você quer ser, vestindo o que quiser vestir.

Imagens: Catálogo "Arte da Moda - Histórias Criativas" (2021).

Referencias:

Catálogo "Arte da Moda - Histórias Criativas" (2021).