Batalha do Vinho - Zona Leste

Atualizado: 26 de out. de 2021






A Batalha do Vinho nasceu do entusiasmo de um grupo de amigos que, voltando da Batalha da Roosevelt, decidiram trazer essa vertente do Hip Hop, já em expansão nos diversos bairros da Zona Leste, para sua própria quebrada.


Ao melhor estilo do it yourself, a organização inicial, que contava com 5 integrantes, realizou o primeiro evento no dia 20 de julho de 2017, e todas as batalhas foram gravadas e disponibilizadas no YouTube. Nesse dia, Caiqueirah foi o MC campeão, mas quem ganhou de fato foi a comunidade, pois, nascia ali, mais um espaço de manifestação dessa cultura de resistência e inclusão social.


A BDV se compromete em exaltar vozes que são silenciadas cotidianamente, dando visibilidade para a arte que não tem espaço nos museus, e encontra sua notoriedade nas ocupações das praças, ruas e esquinas, nas periferias de todo país. E foi com essa integração desenvolvida entre espaço e sociedade, que se tornou possível a ascensão da batalha e do rap, com viés de resistência, diversidade, e inclusão.


Uma marca da BDV é a variedade de edições propostas pela organização, sendo estas chamadas de edições especiais. Assim, foi possível proporcionar ao público, e mc's eventos com abordagens diferentes, como Batalha de Tema, Todos Contra Todos, Copa do Vinho, Edição de Dupla dos Destaques de 2018, e Desafios com outras batalhas da ZL.


Links úteis:

https://www.facebook.com/batalhadovinhoo/

https://www.instagram.com/batalhadovinho/



- Texto retirado da revista "Projeto CORação edição 3, 2019". Escrito por Guilherme

Romão e Yasmim Kananda, adaptação por Victor Trok.