top of page

Calango Lengo, o cartoon que representa nordeste


O curta "Calango Lengo: morte e vida sem ver água", foi feito pelo animador carioca Fernando Miller. Onde ele conta uma história de um calango nordestino, que enfrenta as dificuldades extremas de viver no Sertão, uma região de seca escassez de alimentos. Por conta disso, o personagem passa a fugir da morte, representada por outro personagem, a "Dona Morte", que também está faminta.





O objetivo do curta, é trazer de uma forma diferente, os problemas enfrentados pelas pessoas que moram na região.


A animação traz diversas representações culturais, sendo a mais clara a religiosidade da região e a trilha sonora. Como de costume, o desenho animado está carregado de humor, retratando situações de formas exageradas, algo característico do gênero e também podemos notar uma referência do estilo Tom e Jerry, Papa-Léguas e Perna Longa, onde acontece uma perseguição entre dois personagens.





 



Direção: Fernando Miller

Produção: Érica Valle

Elenco: Chica Xavier (voz)

Roteiro: Fernando Miller

Arte: Fernando Miller


Ano: 2008

Duração: 10 min


 

Quem é Fernando Miller?


Sempre foi apaixonado pelas animações que assistia, tendo sua maior referência os Looney Tunes, nasceu no Rio de Janeiro e mora em São Paulo desde 2008.


Fernando Miller trabalhou como animador e diretor de animação em alguns dos melhores estúdios de São Paulo e Rio de Janeiro.


Seus trabalhos em destaque são as animações "Morte e Vida sem ver água" e "Furico & Fiofó", que ganharam vários prêmios e participações em festivais, no Brasil e fora do Brasil, como o festival Anima Mundo 2019, que aconteceu no Rio de Janeiro.

 

Fontes:


bottom of page