top of page

Como descobrir se uma arte é plágio

Muitas pessoas possuem essa dúvida ou se perdem na hora de apontar em qual definição certa situação se enquadra. Nesse artigo, mostrarei o significado de cada definição e suas diferenças.





Autor


O trabalho de uma pessoa pertence a ela, o autor tem controle sobre o seu trabalho, se alguém tem direito de receber prestígio ou dinheiro com isso, é ele mesmo.


Ganhar em cima do trabalho de outra pessoa é totalmente errado.


Mesmo que existam imagens disponíveis gratuitamente para uso comercial, dar a entender que você é o artista que tomou todas as decisões presentes na arte em questão é desonesto com os seguidores/colecionadores.


Outra situação recorrente que atinge vários artistas é o uso de uma arte em páginas de redes sociais sem os devidos créditos. Quando isso acontece, a página recebe suas curtidas e compartimento, mas o artista não recebe nada com isso, deixando de ganhar novos admiradores e possíveis trabalhos.


Definição de "autor":

  1. O que origina algo; agente.

  2. Indivíduo responsável pela criação de algo; inventor, descobridor.

Definições de Oxford Languages


 

Referência


Usar imagens ou artes de outros artistas como referência na hora de desenhar é algo comum.


Imagens de poses, artes com técnicas que você achou interessante, estilos, tudo isso pode alimentar sua mente na hora de criar algo novo.


Eu costumo montar um banco de referências para me ajudar a desenhar, como esse exemplo:

Referências: Lukin e Jonas Cozone


Podemos concluir que referências são apoios visuais para desenhar algo.


Definição de "referência":

  1. Ato ou efeito de referir, contar ou relatar.

  2. Aquilo que se refere, conta, relata.

  3. Ação de aludir, de mencionar; alusão, menção.

  4. Relação de algumas coisas entre si.

Definições de Oxford Languages


 

Inspiração


Essa é uma arte que fiz inspirado nas artes do Autops. Suas mensagens me inspiraram e eu senti a vontade de reproduzir algo parecido, porém com o meu estilo.


No Instagram, eu o marquei e conversamos pelo DM referente a essa conexão que a arte trouxe, tivemos uma conversa muito saudável.

A inspiração pode ser um conceito ou uma estética de outro artista.


O artista pode ser dono de uma estética?


Quando você faz uma obra em que a inspiração não é fácil de ser identificada, o recomendado é você deixar isso o mais claro possível para evitar frustrações dos seus seguidores e de outros artistas.


Mas quando a inspiração for óbvia, talvez essa menção não seja necessária, por exemplo, utilizar estéticas dos Simpsons em um personagem.


Nairóbi, Professor e Tóquio nos traços de Os Simpsons (Imagem: FicoAmarelo)


Se você criar um personagem ou desenhar personagens existentes usando traços dos Simpsons, todos iremos entender de onde está vindo essas características, pois se trata de um estilo marcante.


Mas se você fizer um personagem com traços de um artista independente e não citá-lo como fonte de inspiração, você está dando a entender que foi você que criou todos esses traços.


Para evitar problemas e não manchar sua carreira artística, seja sempre transparente, pois essa responsabilidade é sua.


Assim, podemos concluir que a diferença entre plágio e referência está na transparência transmitida pelo artista. Mostrar suas fontes de inspirações sempre que puder é algo totalmente recomendado.


Definição de "inspiração":

  1. Ato ou efeito de inspirar(-se).

  2. Conselho, sugestão, influência. "Fazer algo por (ou sob) i. de alguém"

Definições de Oxford Languages


 


Fanarts


Desenhar personagens já existentes, personagens muito conhecidos. Quem desenhou tal arte é o autor, porém ele não possui os direitos de imagem dos personagens.


Fanarts favorecem as grandes empresas, consolidando ainda mais o seu público, então a venda de prints, chaveiros e coisas desse tipo é algo comum.


Definição de "fair use":


O fair use é um conceito da legislação dos Estados Unidos que permite o uso de material protegido por direitos autorais sob certas circunstâncias, como o uso educacional, para crítica, comentário, divulgação de notícia e pesquisa.

Definições de Wikipedia



Legalmente, a venda utilizando algum personagem famoso é errado, mas as grandes empresas não costumam se sentirem ameaçadas com essas situações.


Porém, quando os valores dessas vendas em questão começam a tomar grandes proporções, o cenário costuma mudar.


O recomendado é não ficar refém apenas de desenhar fanarts, sendo importante ter obras originais também.


 

Plágio


Plágio, no universo da arte, é um ato de se apropriar de decisões ou estéticas feitas por outro artista. Pode ser uma cópia descarada ou uma cópia disfarçada, mudando apenas alguns detalhes.


O plágio é algo que traz muita revolta para a comunidade dos verdadeiros artistas, pois nós estudamos e nos esforçamos para chegar em tais resultados. É frustrante quando algumas pessoas "roubam" isso quando copiam algo de outro artista, seja uma pose muito característica, uma paleta de cores exatamente igual, estilizações, personagens, etc.


Você pode copiar artes para fins de estudo, identificar como certos artistas fizeram para resolver uma forma de representar algo no mundo real, como estilizar e simplificar uma fumaça, cabelos, uma pose, etc.


Não precisamos mostrar essas artes, mas caso queira compartilhar, dê os devidos créditos para o artista original.


Definição de "plágio":

  1. Ato ou efeito de plagiar.

  2. Apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual, etc. produzido por outrem.

Definições de Oxford Languages


 

Definição de "tracing":


Tracing é quando a pessoa faz um desenho por cima de outro, o tracing se torna errado quando a pessoa muda alguns detalhes para disfarçar esse método para se promover, com a intenção de ganhar todos os créditos com isso, nesse caso o tracing se torna uma forma de plágio.


Imagem retirada do video do Zoruak


O tracing pode ser usado desde que aquilo que esteja sendo traçado tenha uma participação sua, como, por exemplo, modelos 3Ds, fotografias, ou outros desenhos de sua autoria.


Particularmente, eu recomendo você não se apoiar tanto nesse método, treine para se tornar um artista cada vez mais habilidoso.


 

Ações recomendadas:


  1. Viu alguma arte sem os devidos créditos em alguma página e conhece o autor original? Comente o link ou o nome do autor na publicação em questão;

  2. Quer investir em algum artista? Antes de comprar uma NFT, arte tradicional, ou encomendar um commission, investigue a reputação do artista. Se não houver vestígios da carreira artística do artista em questão, já é um motivo para acender um alerta sobre a originalidade de suas obras;

  3. Identificou algum plágio? Denuncie! Isso irá evitar a frustração de mais pessoas;

  4. Artistas. Mostrem os processos de criação e fontes de inspiração sempre que puderem;

  5. Não tente pegar atalhos, estudar para aprender os fundamentos do desenho é algo árduo, mas saber que sua arte é autentica não tem preço, cuide da sua reputação artística.

 

Para finalizar, gostaria de recomendar uma forma certa de "roubar". Seu estilo será consequência de experiências vividas por você ao longo da sua jornada, seja estudos, outros artistas que te inspiram, séries, filmes, livros, etc.


Absorva o máximo das coisas que você gosta e tente trazer isso para sua arte, não tente ser o outro artista. Sua arte precisa parecer cada dia mais com você, então ela deve carregar sua própria história.


Deixo aqui uma recomendação de um livro: "Roube como um artista".


Imagem: morrieandme



Use referências de coisas que se comunicam com você e parecem com você.

A autenticidade do trabalho está em saber misturar coisas que compõem os gostos, sua história. Saiba o que te influencia.


Recomendo também que você assista esse vídeo feito por um artista brasileiro de grande prestígio, o Guilherme Freitas. Ele resume bem o assunto presente neste artigo.


 

Fontes:


bottom of page