top of page

Gato Félix, o primeiro desenho animado da história

O desenho favorito de Sabotage, quando vivo.


"Às vezes ele gostava de sentar ao lado de seus filhos para ver desenhos. Seu preferido era o Gato Félix. “Taí um desenho com herói negro e um professor vilão”, ele pensava. Gato preto, símbolo de azar para os mais supersticiosos, no clássico dos desenhos animados é um divertido, simpático e inteligente gato, munido de uma bolsa mágica."


Citação retirada do livro "Um bom lugar," página. 96




 

Quem é Gato Félix?


Gato Félix, foi o primeiro personagem dos desenhos animados, nasceu nos Estados Unidos, com a sua primeira aparição em 1919 "Feline Follies" (mudo), criado por: Otto Messmer e Pat Sullivan.


Félix foi o personagem que serviu de inspiração para criação dos seguintes personagens que apareceram na indústria da animação, tendo como a mais citada entre elas a inspiração para o Walt Disney, que criou o nosso querido Mickey Mouse.





O Gato Félix se tornou um fenômeno, tendo uma influência tão grande que a partir dele, vieram mudanças na indústria da publicidade da época, tendo o maior exemplo desse fato, a parceria entre a marca de carros Chevrolet, que fizeram diversas propagandas, realizando comerciais e até mesmo criaram uma agência de carros com o seu nome.


A concessionária "Felix Chevrolet", foi criada em 1921, dois anos depois do surgimento de Félix. Exatamente no ano em que essa matéria está sendo escrita (2021), a concessionária está marcando 100 anos de existência. A concessionária fica localizada de Los Angeles.



Imagens e fonte sobre a Felix Chevrolet: Hot Kengas



 

Me lembro que um dos primeiros contatos com os desenhos animados, foi o Gato Félix, episódios gravados em uma fita cassete que ganhei de presente de uma das minhas tias quando eu tinha uns 8 anos, como os cartoons antigos são minhas maiores referências para desenhar, o Felix é um dos que mais me marcaram. Depois dele, vieram o Pica-Pau, Tom e Jerry, os desenhos da Cartoon Network como a Turma do Bairro, entre outros.



E você, tem algum desenho animado que te marcou?

bottom of page