top of page

O racismo e o Cartoon


O primeiro sistema de animação conhecido, foi criado em meados do século 19,

porém, os desenhos animados como conhecemos hoje em dia, surgiram na década de 1910. Tempos depois, os desenhos animados, também conhecidos como "Cartoons", teve um grande avanço com a criação do icônico personagem "Gato Félix".


Como todo o resto da indústria cinematográfica da época, era obvio que os Cartoons seriam ferramentas para a propagação do racismo. A estética do "blackface", uma prática onde pessoas brancas pintavam suas peles e ridicularizavam os negros em forma de entretenimento, passaram a ser usadas nos desenhos animados.



A estética do Cartoon, é uma estética marcante, até hoje é usada como base para artistas do mundo todo, assim como eu. É por isso que devemos ter o cuidado redobrado na hora de representar pessoas negras, principalmente nesse estilo, fuja dos esteriótipos!



 

Leia esse incrível artigo do site Almanaque SOS que nos dá algumas dicas para desenhar personagens negros sem cair em estereótipos: https://www.almanaquesos.com/como-aprender-colorir-personagens-negros-ilustracao-tom-de-pele-negra/






 

As características do esteriótipo racista passaram a ser usados por diversas empresas, tornando-a uma espécie de "padrão" para a representação de negros nos desenhos animados.




O que mais assusta, é que não faz tanto tempo que a prática do "blackface", era algo que poderia ser assistida em TV aberta no nosso país.




 

Seguimos nessa árdua batalha contra o racismo, uma ferramenta essencial é a utilização da arte para atingir a sociedade e transforma-la de forma benéfica, mas, aparentemente, seguimos em passos de formiga, pois quando pensamos que uma empresa com grande importância abraça essa luta, ao analisarmos, notamos que não é bem assim.



Diversos protagonistas negros da Disney, passam a maior parte do tempo em uma forma não humana, essa "desumanização" dos personagens negros, é uma forma de tentar amenizar as frustrações referente a aceitação de suas obras para uma sociedade racista.


Existe uma petição online que se chama "Pare com Animações que Desumanizam Personagens Negros", você pode ajudar essa causa:


 

É muito importante que personagens negros ocupem lugares de destaques e serem representados de forma benéfica. A representação importa!




 

Uma trend que eu gosto muito de acompanhar é a "Como o personagem seria se fosse negro", onde artistas recriam personagens de destaques caso eles fossem negros, como o exemplo do artista Onyx:




 

Para finalizar, gostaria de falar um pouco sobre o clipe "The Story of O.J." do rapper Jay-z, onde ele usa o esteriótipo para fazer diversas críticas, como, por exemplo, a mulher negra, que esconde seu cabelo em um lenço, cozinha bem e que cuida dos filhos dos brancos, como a famosa Tia Anastácia do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Jay-Z conta sobre sua missão de fazer dinheiro e os rótulos que a sociedade da para os negros nos Estados Unidos.




 

Fontes:


bottom of page